Período Pré-Homérico
O Período Pré-Homérico é como ficou conhecido o período em que ocorreram invasões dos povos indo-europeus na ilha de Creta e na região da Hélade, por volta de 2000 a.C., constituindo uma nova cultura para a Grécia Antiga. A civilização minóica estava estabelecida na ilha de Creta durante muitos anos e as invasões ocorridas modificaram os hábitos, a cultura em geral e o povo dominante.
Os primeiros povos a invadirem a região da ilha de Creta foram os aqueus, após se deslocarem em busca de pastagens que suprissem as necessidades de seus rebanhos. Ao chegarem à Grécia, se integraram aos habitantes locais e assimilaram sua cultura, dando origem à civilização creto-micênica. Dominaram a mais importante cidade da civilização minóica, Knossos, e, com o passar do tempo, fundaram os primeiros centros urbanos gregos, como Tirinto, Argos e Micenas. Micenas tornou-se o principal centro político, econômico e cultural dos aqueus.
Por volta dos anos 1700 a.C., outras populações chegaram à Antiga Grécia, ocupando outras terras: os eólios e jônios. Estes povos estabeleceram-se pacificamente, fixando-se no espaço original da civilização grega. Nesse período, ocorreu um intenso contato entre as cidades de Micenas e Creta. Os povos interagiam e se expandiam pela Ásia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário